SB Notes > 03 Vantagens Da Gestão Sustentável Para Startups

03 Vantagens Da Gestão Sustentável Para Startups

A sustentabilidade faz as startups crescerem! Descubra como!

A ideia de uma startup é ‘fazer acontecer’ com um viés ‘que problema resolve’, apresentando ou melhorando uma solução de forma inovadora”, afirma Luís Gustavo Lima, chief startup officer da ACE. “O ecossistema de startups tem grande interesse em solucionar problemas ambientais e sociais e econômicos, com geração de empregos, capacitação, educação e geração de recursos para a sociedade”, ele finaliza.

A percepção do mercado é que existe, de fato, espaço para o empreendedorismo com viés sustentável. Um exemplo é o investimento do TPG – um dos maiores fundos do mundo, com os US $ 45 bilhões de ativos sob sua gestão e que investiu no Uber e no Airbnb perante todo o mercado.

Além de investimentos robustos de fundos internacionais, as startups dedicadas à promoção do desenvolvimento sustentável também encontram apoio em programas de grandes empresas ou organizações sem fins lucrativos. Empresas identificadas com a sustentabilidade, como Braskem e Natura, têm seus próprios projetos de incentivo: Natura Startups busca desenvolver soluções de biotecnologia com foco em inovação e sustentabilidade e o Braskem Labs tem o mesmo objetivo vinculado ao uso de química e plástico.

01) Os consumidores já valorizam produtos sustentáveis.

Os consumidores estão cada vez mais conscientes da responsabilidade ambiental com o planeta.

A preocupação dos consumidores com produtos ecologicamente corretos já é uma tendência irreversível. A Global Survey Environment Research, publicada em 2017 pela empresa de embalagens Tetra Pak, ouviu 6.500 pessoas de 13 países. Em todo o mundo, 85% dos entrevistados acreditam que as questões ambientais devem se tornar mais relevantes nos próximos cinco anos.

02) Seja competitivo no mercado.

As startups que assumem esse compromisso com a sinceridade são cada vez mais bem vistas. E a previsão é que, nos próximos anos, a pressão para a adoção de práticas sustentáveis ​​venha dos próprios clientes.

Portanto, a partir de agora, este item não será apenas uma forma de valorizar a sua marca no mercado, mas também um fator essencial para se manter competitivo no mercado.

03) Torne sua startup mais eficiente.

Se ser sustentável significa usar os recursos de forma eficiente, usar menos para fazer mais e melhor, esse movimento também trará bons resultados para sua empresa. Conforme mencionado anteriormente, o olhar sustentável envolve a busca pela inovação em seus processos de negócios.

Entender qual dos cinco aspectos – energia, resíduos, local de trabalho, transporte e compras – sua empresa pode melhorar é um caminho em direção à sustentabilidade.

Sustainable Management Package 

  Details

  Features

Sustainable Business Consulting 

 Details

  Benefits

  Features

SB Consulting for ESG Investing 

 Details

To be launched in Oct 2020

 Investment 

SB Seal