Nos últimos anos, as empresas têm sido convidadas a conduzir seus negócios de forma diferente e a repensar como interagem com o meio ambiente e a sociedade. A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) tornou-se uma prioridade para muitas empresas, que agora reconhecem que sua capacidade de gerar lucro está diretamente ligada ao seu impacto social e ambiental. Dentro dessa nova economia, a gestão de indicadores é fundamental para monitorar e melhorar o desempenho de uma empresa em relação aos seus objetivos de RSC.
A gestão de indicadores envolve a definição de métricas que auxiliam a empresa a medir seu desempenho em áreas importantes, como sustentabilidade, diversidade e inclusão, ética nos negócios e filantropia. Esses indicadores variam conforme o setor, mas aqui estão alguns exemplos para que você possa avaliar:
Indicadores econômicos
- Contribuição para o desenvolvimento local;
- Criação de empregos;
- Práticas justas de remuneração e benefícios.
Indicadores ambientais
- Redução de emissões de carbono;
- Uso eficiente de recursos (água, energia, matérias-primas);
- Promoção de práticas de reciclagem e redução de resíduos;
- Uso de energias renováveis.
Indicadores sociais
- Programas de diversidade e inclusão;
- Saúde e segurança dos trabalhadores;
- Treinamento e desenvolvimento de funcionários;
- Engajamento com comunidades locais.
Indicadores de governança
- Transparência nas práticas empresariais;
- Ética e integridade no negócio;
- Participação ativa de stakeholders na tomada de decisões.
Relação com Stakeholders
- Satisfação do cliente;
- Satisfação do empregado;
- Participação e feedback das partes interessadas.
Cadeia de Fornecimento
- Políticas de compras sustentáveis;
- Avaliação da RSC dos fornecedores;
- Promoção de padrões trabalhistas justos ao longo da cadeia de fornecimento.
Ao estabelecer indicadores de Responsabilidade Social Corporativa, as empresas avaliam seu progresso em relação aos seus objetivos e determinam onde precisam concentrar seus esforços para melhorar sua sustentabilidade. Veja a seguir como escolher os indicadores mais adequados para sua empresa:
- Defina Seus Objetivos: Antes de escolher indicadores, é crucial definir claramente o que a empresa espera alcançar com suas iniciativas de RSC.
- Conheça Seus Stakeholders: Compreenda as necessidades e expectativas de seus stakeholders (clientes, empregados, comunidades, investidores) e escolha indicadores que reflitam essas prioridades.
- Revise os Padrões da Indústria: Algumas indústrias têm padrões ou frameworks específicos para RSC. Familiarizar-se com estes pode ajudar a empresa a escolher os indicadores mais relevantes.
- Meça e Ajuste: Após escolher e implementar os indicadores, é vital medir regularmente o desempenho e ajustar a abordagem conforme necessário.
- Garanta a Transparência: Certifique-se de que os indicadores escolhidos sejam transparentes e comunicados claramente às partes interessadas.
Por exemplo, se uma empresa tem uma meta de reduzir suas emissões de carbono em 20% em cinco anos, pode monitorar regularmente seus indicadores de emissões para garantir que esteja no caminho certo para alcançar tal objetivo. Além disso, a definição de indicadores de Responsabilidade Social Corporativa ajuda a empresa a se comunicar com seus stakeholders, incluindo clientes, investidores e reguladores, sobre seus esforços de RSC e demonstrar transparência e prestação de contas.
Com a crescente preocupação global com as mudanças climáticas, as empresas estão sendo cada vez mais pressionadas a tomarem medidas para reduzir seus impactos ambientais.
Além disso, os consumidores estão escolhendo apoiar empresas que demonstrem um compromisso com a RSC, de acordo com um estudo divulgado pelo na Apas Show 2023, 95% dos brasileiros priorizam produtos e empresas que investem em práticas sustentáveis.
Visto isso, empresas que conseguem gerenciar seus indicadores de RSC de forma eficaz têm uma vantagem competitiva em relação às empresas que não o fazem. A gestão de indicadores é fundamental para o sucesso a longo prazo das empresas.
Companhias que não conseguem gerenciar seu impacto socioambiental enfrentam riscos crescentes como a perda de market share, multas regulatórias e redução nas vendas.
Por outro lado, as empresas que têm um desempenho sólido em Responsabilidade Social Corporativa têm geralmente resultados financeiros melhores e são mais atraentes para os investidores, que estão cada vez mais procurando investir em empresas que demonstrem um compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social.
Diversas estratégias podem ser adotadas para elevar seus indicadores de Responsabilidade Social Corporativa (RSC). Práticas estas que equilibrem os interesses econômicos, sociais e ambientais de uma organização, e fortaleçam o desenvolvimento sustentável e a criação de valor para todos os stakeholders. Para saber mais como implementar essa estratégia no seu negócio, clique aqui.
A SB Solutions é uma consultoria ESG, que, por meio de um ambiente digital, ajuda as empresas a classificarem o nível de sustentabilidade de cada um de seus fornecedores, gerando uma auditoria evidenciada frente aos principais critérios ESG.