SB Notes > Ações para sua empresa: como conscientizar a comunidade local sobre a importância da diminuição de CO2!

Ações para sua empresa: como conscientizar a comunidade local sobre a importância da diminuição de CO2!

Nesse artigo vamos falar sobre como sua empresa pode agir para conscientizar a comunidade local sobre a importância da diminuição de CO2.

A diminuição de CO2 é uma meta importante para a sua empresa e para o planeta.

Embora os líderes nacionais tenham demorado a agir na redução das emissões de gases de efeito estufa que aquecem a atmosfera e contribuem para as mudanças climáticas, muitas empresas assumiram compromissos sérios para enfrentar suas próprias ações. Empresas dos setores de petróleo e gás, geração de eletricidade, automotivo e financeiro estão demonstrando que agir sobre o clima é bom para o planeta. Além disso, é uma estratégia de negócios inteligente.

Nesse sentido, muitas empresas têm buscado implementar estratégias para reduzir as emissões em suas operações ou cadeias de suprimentos. Alguns se concentram em aquisição ou investimento em energia renovável. Como energia eólica e solar, enquanto outros estão focados na produção eficiente de seus bens e serviços.

Como documentado em seus relatórios anuais ou de sustentabilidade. Muitas empresas estabeleceram metas de redução de emissões – a maioria com metas para 2020 ou 2030, mas várias com metas de meados do século.

Exemplos de metas estabelecidas por empresas para diminuição de CO2

Por exemplo, a Microsoft prometeu reduzir as emissões operacionais em 75% até 2030, mas opera como 100% neutra em carbono desde 2012. A Microsoft está reduzindo suas emissões colocando um preço interno em carbono. E em seguida, reinvestindo esses dólares em projetos de energia limpa, eficiência energética e projetos de compensação de carbono. A tendência de alinhar as metas corporativas de modo a se alcançar o status de “carbono neutro” está aumentando.

As empresas de petróleo e gás também estão tomando medidas para reduzir seu impacto climático. A Shell, por exemplo, lançou um programa em 2017 para reduzir sua pegada líquida de carbono. Ou seja, ela reconhece que a empresa precisa não só reduzir as emissões operacionais, mas aquelas associadas ao uso de seus produtos. No curto prazo, a Shell estabeleceu metas para reduzir sua pegada total em 2-3% abaixo dos níveis de 2016. Mas a empresa também reconhece que o mix de produtos de longo prazo que vende também mudará. O que significa investir em energia limpa, como geração eólica e solar.

Enquanto isso, os provedores de energia estão mudando os combustíveis que usam para gerar eletricidade, mas também estão procurando reduzir as emissões em outras áreas.

Os fabricantes de automóveis estão prometendo produzir mais veículos elétricos e melhorar a eficiência de sua fabricação de produtos.  Por exemplo, como parte de seu Desafio Ambiental 2050, a Toyota planeja eliminar as emissões de CO2 em suas operações e cadeia de suprimentos. Bem como integrar materiais reciclados na produção de novos veículos.

O setor financeiro e suas metas para diminuição de CO2

O setor financeiro também está estabelecendo metas climáticas ousadas, tanto investindo em programas ambientais quanto alavancando sua própria indústria para viabilizar o financiamento de soluções de energia limpa. E desse modo, buscando reduzir seu uso de água e limitar os resíduos. Além disso, também impulsiona soluções financeiras inovadoras de modo a capturar novas oportunidades em soluções de crescimento sustentável.

Sem uma ação empresarial voluntária, reduzir as emissões de carbono seria muito mais difícil. As empresas desempenham um papel crucial em uma sociedade em funcionamento, e o fato de tomarem iniciativa para criar suas próprias políticas as torna atores fundamentais no combate à crise climática.

Agir localmente, melhorar globalmente…

Como parte do seu projeto de desenvolvimento sustentável, não são apenas as ações internas de uma empresa que contam, mesmo que ela esteja cobrindo toda a sua cadeia de suprimentos, se ela quiser fazer realmente um bom trabalho, é preciso pensar também na comunidade local que cerca o seu negócio.

Se uma única empresa consegue contribuir para a diminuição de CO2, vamos considerar o que uma comunidade em conjunto pode fazer para reduzir sua pegada de carbono, ou pegada ecológica em geral.

Partindo de uma premissa conhecida como “compensação de carbono” a comunidade local pode se envolver plantando árvores, compartilhando carros, trocando móveis de bebê, organizando um clube de bicicletas ou substituindo luzes antigas de energia.

Uma vez que o transporte e a geração de eletricidade são os principais culpados nas emissões de gases de efeito estufa, não é tão bobo quanto parece falar de uma comunidade unida trabalhando para reduzir sua pegada de carbono.

Se sua comunidade está pronta para fazer sua parte no enfrentamento de um problema global, os passos que você precisa tomar são bastante óbvios. Você pode reduzir os combustíveis fósseis usados no transporte ou na geração de eletricidade.

Ações para reduzir combustíveis fósseis 

  • Comunidades e indivíduos podem reduzir o número e o tempo de viagem necessários para a vida cotidiana. Na prática, os domicílios individuais precisam apoiar o trabalho de sua comunidade na redução da expansão, o que significa a expansão da área urbanizada sem a expansão correspondente da população. Promover o desenvolvimento de uso misto também é uma boa maneira de reduzir o tempo de viagens necessárias para comprar itens usados com frequência.
  • Os turnos do modo de transporte, que podem ser incentivados por proporcionar mais trânsito e mais facilidades para o transporte e a caminhada de bicicletas, também são necessários. Veja o exemplo das bicicletas do Itaú? Percebe?
  • Um sistema de trânsito eficiente e eficaz que é aceito pela população é incrivelmente importante. Se você tiver um, certifique-se de implementar incentivos ou requisitos para o desenvolvimento orientado ao trânsito.
  • Se você tem um sistema de ônibus antigo, tente promover o compartilhamento de carros, compartilhamento de bicicletas e transporte baseado em demanda.
  • Incentivar, sempre que possível, o uso de combustíveis não fósseis, que incluem hidrelétricas (aproveitando a energia de grandes quantidades de água para fazer eletricidade), energia geotérmica, energia eólica, energia solar, biomassa (madeira em chamas, milho ou o que você tem como combustível), bicicleta ativa ou transporte ambulante, e energia nuclear.
  • Escrever cartas ao Editor de seus jornais locais e regionais sobre como o crescimento populacional insustentável e a superação ecológica afetam sua comunidade e sugerindo soluções.
  • Hospedar um estande de coleta ou informação virtual ou presencial em um evento local
  • Construindo um banco de dados local de voluntariado para ações comunitárias e arrecadação de fundos
  • Entrar em contato com potenciais parceiros e organizar uma exibição presencial ou virtual de conscientização em sua biblioteca local, escola ou centro comunitário.
  • Realizar iniciativas como o plantio de árvores 

Conclusão sobre a importância da diminuição de CO2

Ao realizar essas ações, as empresas não podem garantir, claro, que os cidadãos seguirão automaticamente, mas vale a pena tentar, especialmente se a empresa inteligentemente e ativamente se vincular e as associações de bairro mais visíveis e eficazes para seguir o exemplo.

SB Sustainable Business é voltado para grandes empresas interessadas em sua cadeia de valor certificadas em Práticas Sustentáveis ​​com os critérios ESG. De forma 100% digital, seu fornecedor percorre uma trajetória de transformação dentro de uma plataforma disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, e em tempo real, consultores especializados conduzem a transformação. Ao final do dia, os requisitos necessários para o controle dos índices Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) de seus fornecedores são auditados pela Certificadora Internacional de QMS, finalizando assim o processo de obtenção do Selo SB ESG.

Sustainable Management Package 

  Details

  Features

Sustainable Business Consulting 

 Details

  Benefits

  Features

SB Consulting for ESG Investing 

 Details

To be launched in Oct 2020

 Investment 

SB Seal