Até 2010, poucos investidores prestavam atenção aos dados ambientais, sociais e de governança (ESG). Agora informações sobre políticas trabalhistas, pegadas de carbono das empresas, uso de energias renováveis e composição do conselho são fundamentais na hora de investir.
Adotar critérios ESG traz economia de recursos, inovação, agrega valor ao produto, atrai consumidores e investidores. Nas primeiras semanas dos mercados globais em baixa devido à Covid-19, a maioria dos fundos ESG superou seus benchmarks. George Serafeim, da Harvard Business School, e seus colegas analisaram mais de 3.000 empresas entre fevereiro e março de 2020 – quando os mercados financeiros globais estavam em colapso. Descobriram que aquelas que o público percebeu como se comportando de forma mais responsável tinham retornos de ações menos negativos do que seus concorrentes. Respeito aos funcionários, defesa da equidade de gênero e raça, programas de valorização da mulher estão entre os pontos apreciados por aqueles que querem investir em companhias líderes em ESG.
De cima para baixo!
O desafio para muitos líderes corporativos competitivos é saber comunicar seus esforços ESG. Transformar a cultura da organização deve ser prioridade para o CEO e os executivos. Posteriormente, as propostas apresentadas como um propósito para todos os colaboradores e parceiros. Conforme o campo ESG amadurecer, os investidores serão seduzidos pelo compromisso da companhia com a sustentabilidade, as questões sociais e a boa governança.
O motivo?
Um foco ESG pode ajudar a gestão a reduzir os custos de capital e melhorar a avaliação da empresa. À medida que mais investidores procuram colocar dinheiro em companhias com desempenho ESG mais forte, maiores pools de capital estarão disponíveis para essas corporações.
Outra vantagem: a ação positiva e a transparência em questões ESG podem ajudar as empresas a proteger suas avaliações, à medida que mais reguladores globais e governos exigem divulgações ESG. Quando a União Europeia anunciou requisitos de desempenho mais amplos, o mercado de ações reagiu positivamente para empresas com forte divulgação ESG e negativamente para aquelas com divulgação fraca. África do Sul, Brasil, Índia e China também aumentam as exigências.
Como as empresas podem se antecipar e obter benefícios financeiros com seus programas ESG?
1) Adotando práticas estratégicas ESG;
2) Identificando um propósito corporativo;
3) Construindo uma cultura de sustentabilidade;
4) Fazendo mudanças operacionais para garantir que a estratégia ESG seja executada com sucesso;
5) Comprometendo-se com a transparência e a construção de relacionamento com investidores.
O foco deve ser a comunicação direta com o consumidor e os grandes gestores de ativos que detêm as ações da empresa. Saiba que avaliar os efeitos de uma empresa nas pessoas e no planeta, e integrá-los à análise financeira tradicional, oferecerá uma imagem mais abrangente do desempenho corporativo real.
Quer exemplo?
A farmacêutica Novartis divulgou ao mercado que estimou em US$ 4,7 bilhões seu impacto ambiental, medido pelas emissões de carbono e impactos na água e nos resíduos em 2017. O impacto positivo gerado foi estimado em US$ 72 bilhões.
Chegou a hora de as empresas verem o ESG como oportunidade para uma reputação contínua, construção de relacionamento e novos investimentos.
O SB SUSTAINABLE BUSINESS SOLUTIONS é uma ESG Tech. Hoje reconhecida como a única solução automatizada e baseada em dados para monitoramento de risco externo e análise de materialidade para atendimento a sua empresa e sua cadeia de fornecedores.
Com o ESG DATA INTELLIGENCE, captamos dados que viram informações para tomadas de decisão além de monitoramento para o mercado financeiro com evidências auditadas.
Contamos com uma equipe de profissionais que engloba as áreas de Auditoria, Consultoria, Risk Advisory, ESG Performance Procurement, Value Chain e especialistas das diversas indústrias e setores com vasta experiência e conhecimento de negócio!