Ter um negócio sempre foi gerenciar riscos. A cada ano, o Relatório de Riscos Globais do Fórum Econômico Mundial pesquisa empresas, governos, sociedade civil e líderes para compreender as ameaças que mais impactam as organizações. Em 2018, quatro dos cinco principais riscos eram ambientais ou sociais, incluindo extremos climáticos, crises hídricas, desastres naturais e mudanças climáticas.

Para ressaltar riscos e oportunidades ESG para empresas e organizações em todo o mundo, o Comitê de Organizações Patrocinadoras da Comissão Treadway (COSO) e o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD) divulgaram o Guia para Aplicação do Gerenciamento Corporativo ao Meio Ambiente, Social e riscos relacionados à Governança. Ele foi projetado para aumentar a resiliência das organizações frente à gravidade dos riscos relacionados a ESG.

“Quando as empresas entendem melhor seus riscos, podem tomar melhores decisões de negócios – geralmente com resultados mais sustentáveis.” – Peter Bakker, Presidente e CEO da WBCSD.

OS RISCOS LISTADOS NO RELATÓRIO COSTUMAM: 

1) Impactar as principais operações ou produtos

2) Ter o potencial de prejudicar o valor intangível, a reputação ou a capacidade de operar de uma empresa

3) São acompanhados pela mídia, partes interessadas organizadas e debates de políticas públicas que poderiam aumentar o risco à reputação da empresa.

O RELATÓRIO ALERTA:

Tomadores de decisão: A orientação gera consciência de que ESG exige tomada de decisão eficaz.

1) Praticantes de gestão de risco: aqueles com um papel no processo de Gestão de Riscos Empresarias, ERM, na sigla em inglês, para ajudar a entender os tipos de riscos relacionados a ESG e oferecer ferramentas, recursos e estruturas de apoio.

2) Profissionais de sustentabilidade: para integrar seu conhecimento e consciência de tendências, impactos e dependências relacionadas à ESG com ferramentas e processos de ERM.

No documento há informações importantes para pequenas e médias empresas. As PMEs devem adotar uma abordagem de bom senso que use os recursos disponíveis de forma eficiente.

PROPÓSITO

O objetivo da orientação é ajudar as organizações a alcançar:

1) Resiliência aprimorada: a viabilidade de médio e longo prazo de uma entidade dependerá da capacidade de antecipar e responder a risco.

2) Uma linguagem comum para articular os riscos relacionados a ESG: ERM identifica e avalia os riscos de impacto na estratégia e nos objetivos de negócios.

3) Implementação de recursos: Obter informações relevantes sobre riscos relacionados a ESG, para avaliar e otimizar as necessidades de recursos.

4) Busca de oportunidades relacionadas a ESG: Considerando os aspectos positivos e negativos de riscos relacionados a ESG, a administração pode identificar novas oportunidades.

5) Eficiências de escala percebidas: Gerenciar riscos relacionados a ESG de forma centralizada e alocar melhor os recursos

6) Divulgação aprimorada: fornecer a transparência que os investidores esperam.

A sua entidade está pronta para os riscos relacionados ao ESG de hoje e de amanhã?

Mudanças climáticas afetam a todos

O clima está eclipsando a governança e as questões sociais no topo da agenda ESG, refletindo tanto a ameaça existencial do aumento da temperatura global, quanto a corrida contra o tempo para controlá-la. Todos devem assumir sua responsabilidade e fazer sua parte. Por isso, as práticas ESG se tornou determinante para os negócios e os investimentos. 2022 vai comprovar isso.

Uma classificação ESG fornece o olhar da empresa para os impactos causados por ela, e a oportunidade da sociedade conhecer o que ela faz para mitigá-los, produzir com respeito e sustentabilidade. Para uma organização avançar em direção à rede zero, deve repensar seriamente os efeitos das mudanças climáticas em seu negócio, também a diversidade e equidade corporativa, seu papel em defesa dos ecossistemas e da biodiversidade.

Que tal começar agora?

SB SUSTAINABLE BUSINESS SOLUTIONS é uma ESG Tech. Hoje reconhecida como a única solução automatizada e baseada em dados para monitoramento de risco externo e análise de materialidade para atendimento a sua empresa e sua cadeia de fornecedores.

Com o ESG DATA INTELLIGENCE, captamos dados que viram informações para tomadas de decisão além de monitoramento para o mercado financeiro com evidências auditadas.

Contamos com uma equipe de profissionais que engloba as áreas de Auditoria, Consultoria, Risk Advisory, ESG Performance Procurement, Value Chain e especialistas das diversas indústrias e setores com vasta experiência e conhecimento de negócio!