SB Notes > Eleve os índices ESG da sua empresa através da certificação de cadeia de fornecedores em práticas sustentáveis!

Eleve os índices ESG da sua empresa através da certificação de cadeia de fornecedores em práticas sustentáveis!

Descubra como você pode elevar os índices ESG da sua empresa através da certificação de cadeia de fornecedores em práticas sustentáveis.

Os líderes da sustentabilidade entendem que o investimento em Meio Ambiente, Social e Governança (ESG) ultrapassam o limite da responsabilidade social. Além disso, diz respeito, também, à sobrevivência de longo prazo e à prosperidade de uma empresa.

À medida que os investidores institucionais reconhecem a relação entre o desempenho do ESG e a melhoria nos riscos/valor financeiro de longo prazo, eles então convocam as empresas a comunicarem melhor a sua história de sustentabilidade corporativa. Elas se veem forçadas a traçar estratégias, em obediência a tratados, regulamentos e normas adequadas para implementá-los em atividades diárias da cadeia de suprimentos.

Conceitualmente, os critérios do ESG servem como diretriz para atividades da cadeia de suprimentos ambientalmente corretas, socialmente aceitáveis e eticamente justas; especialmente nas ações relacionadas à aquisição, sourcing e gestão de relacionamento com fornecedores.

Esses critérios (Social e Governança) aplicam-se tanto internamente, quanto externamente. Ou seja, se os padrões ESG servirem como parâmetro durante a revisão mensal de desempenho interno de uma organização, os mesmos padrões devem ser aplicados na cadeia de fornecedores. Eles também devem ser certificados em práticas sustentáveis.

Como resultado da globalização e da terceirização de mão-de-obra, dentro das cadeias de suprimentos em funcionamento global, a rastreabilidade e a transparência na atividade do fornecedor tornaram-se necessárias para gerenciar riscos relacionados ao ESG. É por isso que o ESG deve ser o foco principal no desenvolvimento de uma estratégia de aquisição ou fornecimento.

Qual o papel do ESG na otimização da Gestão da Cadeia de Suprimentos?

O ESG serve como diretrizes pelas quais as estratégias de gestão da cadeia de suprimentos devem ser construídas de baixo para cima.

Medir o nível de desempenho do ESG de uma cadeia de suprimentos seria relativo aos desejos e necessidades da organização dentro de ações ambientais. Mas também sociais e de governança. Implementar uma abordagem, como se fala no post da semana passada, de ética como KPI pode ser um bom começo para medir o desempenho do ESG.

O desempenho dos negócios — em relação às preocupações com o meio ambiente, sociais e de governança — tornou-se um dos critérios cruciais quando as empresas de investimento avaliam um potencial investimento.

O ESG tornou-se abreviatura para metodologias de investimento. Elas por sua vez, abraçam o ESG ou fatores de sustentabilidade como forma de ajudar a identificar empresas com modelos de negócios superiores. Os fatores de ESG oferecem aos gestores de portfólio uma visão mais abrangente da qualidade da gestão. Mas também da cultura, perfil de risco e outras características de uma empresa.

Para essa mesma visão de superioridade e estabilidade, várias empresas utilizam os construtos — fornecidos pelos critérios do ESG — para desenvolver estratégias de gestão da cadeia de suprimentos.

Por que fornecedores certificados?

A obscuridade das redes da cadeia de suprimentos tornou a gestão dos riscos relacionados ao ESG, a aplicação de diretrizes/ações preventivas e a resposta aos riscos manifestados relacionados ao fornecedor, um processo muito complicado.

Estratégias típicas de gerenciamento da cadeia de suprimentos incluem ações de conformidade com fornecedores e revisão do desempenho de conformidade. Essas informações são o bloco de construção para entidades compradoras para garantir que os fornecedores estejam atuando de acordo com as expectativas do ESG.

Esse monitoramento de fornecedores é um mecanismo de governança transnacional. Ele foi projetado para fornecer às empresas compradoras informações que possam ajudá-las a gerenciar o risco da cadeia de suprimentos. Além disso, as ajuda a tomar decisões estratégicas de terceirização.

Por isso, a participação do fornecedor-órgão é crucial na coleta de conjuntos de dados confiáveis e de qualidade. Sem dados relacionados a fornecedores de qualidade, as entidades compradoras têm dificuldade em trabalhar com os fornecedores certos. Posteriormente, a colaboração com os fornecedores errados poderia levar a ações antiéticas de fornecedores. Isto é, colaboradores escolhidos sem critério podem estar em desacordo com as políticas da sua empresa.

O Sustainable Business é uma consultoria digital focada na certificação em Práticas Sustentáveis da cadeia de fornecedores de grandes empresas. Durante 30 dias, nossos consultores especialistas darão suporte imediato e irrestrito a todos os seus fornecedores que estarão participando do projeto de certificação da cadeia de fornecedores da sua empresa. Após 30 dias, todos os fornecedores participantes receberão o “certificado SB – Seal” + Plano de Ação + Report de Sustentabilidade + KPIs + ODS Aplicados e Priorizados.

Sustainable Management Package 

  Details

  Features

Sustainable Business Consulting 

 Details

  Benefits

  Features

SB Consulting for ESG Investing 

 Details

To be launched in Oct 2020

 Investment 

SB Seal