SB Notes > ESG: Por Que Devo Considerar A Implementação Em Minha Empresa?

ESG: Por Que Devo Considerar A Implementação Em Minha Empresa?

O termo ESG vem de Environmental, Social e Governance. Está cada vez mais crescendo, pois um investimento em ESG representa um desenvolvimento sustentável e um investimento socialmente responsável. Está diretamente ligada à missão e ao desempenho das empresas em transformar o mundo em um lugar melhor, respeitando as normas ambientais e administrativas. Em sua carta […]

O termo ESG vem de Environmental, Social e Governance. Está cada vez mais crescendo, pois um investimento em ESG representa um desenvolvimento sustentável e um investimento socialmente responsável. Está diretamente ligada à missão e ao desempenho das empresas em transformar o mundo em um lugar melhor, respeitando as normas ambientais e administrativas.

Em sua carta anual ao CEO, a BlackRock, que é a maior gestora de ativos do mundo, ressaltou que as empresas não serão capazes de gerar lucros no longo prazo se não tiverem um propósito e não considerarem as necessidades de um amplo base de partes interessadas. Eles também anunciaram uma série de medidas para colocar práticas de investimento sustentável na construção de carteiras e gestão de risco, cancelando investimentos em empresas com alto impacto ambiental.

“O propósito, acima de tudo, é o motor da lucratividade de longo prazo” – Laurence D. Fink, CEO da BlackRock

ESG representa índices que estabelecem uma estrutura para avaliar o impacto das práticas éticas e de sustentabilidade de uma empresa em seu desempenho e operações financeiras.

Inicialmente, a estrutura ESG foi usada apenas por investidores para determinar os investimentos adequados. Atualmente, ganha mais reconhecimento entre todos os tipos de investidores, devido à maior atenção dos governos e reguladores a esses fatores e a uma maior conscientização do público sobre a influência ambiental e social das empresas.

Algumas empresas podem questionar se os investimentos que levam em consideração fatores ESG terão impacto no comportamento da empresa e no desempenho (relativo) do preço das ações.

Abaixo, destacamos três razões principais pelas quais você deve prestar atenção ao ESG:

01) Engajamento do investidor

“Fatores ESG estão se tornando cada vez mais dominantes, não apenas em termos de sustentabilidade, mas também sobre como as empresas evoluíram para se tornarem muito mais socialmente engajadas.” – Larry Fink, fundador e CEO da Black Rock

02) Comportamento do consumidor

Em primeiro lugar, uma pesquisa da Nielsen com consumidores globais em 2017 mostrou que: 81% dos consumidores acreditam fortemente que a empresa deve ajudar a melhorar o meio ambiente; mais de 60% dos consumidores estão extremamente ou extremamente relacionados à poluição do ar, da água e ao uso de embalagens e resíduos de alimentos, etc.

A pesquisa também enfatizou que os consumidores mais jovens são mais receptivos do que os consumidores mais velhos e prestam mais atenção às questões ambientais e sociais: 80% dos entrevistados da Geração Z e 85% dos entrevistados da Geração Y disseram que é extremamente importante que as empresas desenvolvam planos para melhorar o meio ambiente, e essa proporção representa 65% dos entrevistados com mais de 65 anos.

03) Regulamentos forçam cada vez mais os tópicos ESG a se tornarem agendas de investidores

A atual onda de mudanças impulsionada pela sociedade civil e investidores é um dos principais fatores que impulsionam a mudança na empresa. Além disso, as mudanças impostas pela regulamentação são e terão um papel cada vez mais importante nesse movimento.

Na arena política, governos em todo o mundo estabeleceram várias metas relacionadas a questões ESG. Recentemente, constatamos também que o regulamento também visa os acionistas institucionais e visa promover a “agenda participativa”, que deve contribuir para a mudança corporativa.

A Europa está mais uma vez mais avançada do que outros países nesse aspecto, com foco no acordo da União Europeia (UE) sobre regras de divulgação de investimentos sustentáveis ​​e aumento dos requisitos de divulgação no Reino Unido.

Por outro lado, nos Estados Unidos, ainda precisam de regulamentações mais específicas para a agenda de investimentos ESG. Como o tópico é relativamente novo e apresenta desafios, ele geralmente é escolhido para implementar regras mais gerais e menos prescritas e para fornecer aos participantes espaço para usar consensos e iniciativas reconhecidas internacionalmente.

Sustainable Management Package 

  Details

  Features

Sustainable Business Consulting 

 Details

  Benefits

  Features

SB Consulting for ESG Investing 

 Details

To be launched in Oct 2020

 Investment 

SB Seal