Empresas são mais do que negócios. Hoje, precisam ser cidadãs. Não é à toda que nasceu a expressão responsabilidade social corporativa (CSR). Os esforços de CSR têm foco amplo nas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), envolvendo todas as partes interessadas e integrando essas áreas em todos os aspectos da organização.

À medida que os funcionários buscam cada vez mais significado e impacto em seus empregos, as empresas querem atuar e buscam gente que atue com propósito. É demanda dos consumidores também! Uma pesquisa da Agility PR Solutions descobriu que 92% dos consumidores desejam que as empresas incorporem práticas socialmente responsáveis ​​- como proteger os idosos, erradicar doenças e aumentar o acesso à educação de qualidade – em sua identidade empresarial. Já em 2015, a Cone Communications apontou que 91% dos consumidores globais esperam que as empresas façam mais do que alcançar o lucro. Também operem com responsabilidade para lidar com questões sociais e ambientais.

E as empresas estão promovendo a mudança. Em 2019, a Global Reporting Initiative (GRI) revelou que 9 em cada 10 das maiores companhias do mundo em receita já reportam seu desempenho ESG. No entanto, muitas vezes ouvimos mais sobre práticas ambientais e de sustentabilidade do que aquelas que valorizam o “S” em ESG, que representa o componente social no desempenho dessas organizações.

Vale a pena que líderes, ao lado dos colaboradores, se engajem na conquista de boa saúde e equidade, se dediquem a criar comunidades resilientes, onde todos tenham a oportunidade de prosperar. Para impactar a comunidade do entorno, pense em investir na capacitação de organizações sem fins lucrativos, desenvolver programas de igualdade na saúde, até o envolvimento dos funcionários em campanhas de doação no local de trabalho para instituições filantrópicas. Fazer o bem é contagioso!

COMO COMEÇAR?

1) Reúna conselho, diretoria, e equipe para identificar as questões de impacto social que envolvam seus colaboradores e sua área de atuação.

2) Defina prioridades. Nenhuma organização pode trabalhar em todas as questões de forma eficaz. Continue mantendo um programa de reciclagem no escritório, dando destino certo aos resíduos e investindo em qualificação da sua força de trabalho. Mas também estabeleça parcerias colaborativas com outras instituições para ampliar seu campo de atuação e beneficiar outras pessoas.

3) Meça seu progresso. Organize uma equipe e reserve um tempo para mostrar como você está medindo seu impacto e o quanto já progrediu.

4) Escolha bem seus parceiros. Dê as mãos à entidades ou empresas que compartilham seu compromisso com o avanço das questões de impacto social. Escolha parceiros que complementem e acelerem seu trabalho. Faça da inclusão de diversos grupos e garanta uma ampla gama de vozes beneficiadas, incluindo as partes interessadas mais impactadas pelo problema.

Para solucionar problemas de logo prazo o primeiro passo tem que ser dado a curto prazo. É preciso arregaçar as mangas e começar. Para que a sociedade avance em direção a mais justiça e equidade será necessário que todos trabalhemos juntos.

O SB SUSTAINABLE BUSINESS SOLUTIONS é uma ESG Tech. Hoje reconhecida como a única solução automatizada e baseada em dados para monitoramento de risco externo e análise de materialidade para atendimento a sua empresa e sua cadeia de fornecedores.

Com o ESG DATA INTELLIGENCE, captamos dados que viram informações para tomadas de decisão além de monitoramento para o mercado financeiro com evidências auditadas.

Contamos com uma equipe de profissionais que engloba as áreas de Auditoria, Consultoria, Risk Advisory, ESG Performance Procurement, Value Chain e especialistas das diversas indústrias e setores com vasta experiência e conhecimento de negócio!