SB Notes > PROJETO DE SUSTENTABILIDADE PWC: ENTENDA PORQUE ELE FOI DESENVOLVIDO!

PROJETO DE SUSTENTABILIDADE PWC: ENTENDA PORQUE ELE FOI DESENVOLVIDO!

Nesse artigo vamos explicar o que é o Projeto de Sustentabilidade PWC e o motivo pelo qual esse projeto foi desenvolvido. 

A sustentabilidade é um tema altamente relevante, com impacto substancial nas empresas, mas também em seus stakeholders. Uma maior consideração da sustentabilidade na sociedade, na economia e no meio ambiente levou a um grande aumento dos investimentos responsáveis. Cada vez mais governos e instituições estão se comprometendo a apoiar campanhas de diminuição dos gases que provocam efeito estufa. Desse modo, afeta a forma como as empresas fazem negócios.

Ser uma empresa sustentável significa entender, mas também gerenciar ativamente o impacto ambiental, social e de governança (“ESG”) ao longo de sua cadeia de valor. Além disso, garantir que o modelo de negócios da sua empresa permaneça viável no futuro. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas fornecem um quadro bem como orientação para isso. As empresas precisam se concentrar nesses aspectos mais importantes para elas.

No que diz respeito à sustentabilidade, muitas empresas ainda dependem muito da conformidade regulatória. Este aspecto é certamente vital para manter uma licença para operar. Mas é importante ir além: integrar a sustentabilidade na estratégia, modelo operacional e processos cotidianos de uma empresa possibilita liberar todo o potencial que a sustentabilidade oferece para a criação de valor. É por isso que a sustentabilidade deve ser discutida na diretoria de todas as empresas.

E é isso que prega a PWC, em seu projeto de desenvolvimento sustentável. Ele tem exatamente o objetivo de nortear os fatores de criação, ensinando aos líderes que a capacidade de uma empresa de criar valor no futuro depende de quão bem os critérios de ESG estão integrados à estratégia corporativa. Além disso, a capacidade de acessar capital em termos competitivos no futuro depende cada vez mais do desempenho do ESG de uma empresa.

Entendendo o projeto de sustentabilidade PWC

Investidores e outros stakeholders estão exigindo cada vez mais informações transparentes e confiáveis sobre aspectos ecológicos e sociais, e sobre os progressos feitos por uma empresa no cumprimento das metas estabelecidas.

As empresas terão que dar passos firmes em relação às suas metas de sustentabilidade – caso contrário, correm o risco de sofrer um grande impacto em sua reputação.

Uma abordagem holística é necessária

É preciso uma abordagem holística para integrar a sustentabilidade dentro de todos os aspectos de um negócio – e uma estratégia sob medida para cada empresa. Atualmente, as empresas encontram-se em pontos completamente diferentes ao longo de sua jornada de transformação do ESG, lidando com problemas e desafios múltiplos. Mas todos eles têm uma coisa em comum: transformar-se com sucesso em uma empresa sustentável requer uma abordagem holística de sua estratégia, modelo operacional e sistema de gestão. Além disso, as empresas precisam focar em um conjunto de aspectos funcionais dependendo de sua agenda estratégica.

Estratégia: moldar a nova realidade

O projeto da PWC, pretende demonstrar que não se deve isolar sua agenda de sustentabilidade da sua agenda de negócios e que a sua estratégia corporativa e de negócios deve estar intimamente entrelaçada com sua estratégia de sustentabilidade.

É importante que a empresa coloque um foco claro em torno de um conjunto selecionado de áreas de impacto altamente relevantes – aproveitando os ODS – e descreva como suas áreas de foco criam valor – para ele e para seus stakeholders.

Três coisas formam as bases para definir prioridades, estabelecendo um roteiro claro e comunicação dentro de sua empresa e para partes interessadas externas:

  • Integre a sustentabilidade dentro de uma história autêntica sobre como você cria valor
  • Defina suas ambições
  • Definir objetivos claros e tangíveis

Modelo operacional: colocar a teoria em prática

Após definir a sua agenda estratégica, como você traduz isso em etapas concretas para implementação, integrando-o em suas atividades cotidianas?

Esse é um desafio prático com o que muitas empresas estão enfrentando. É preciso incorporar a sustentabilidade dentro de uma estrutura organizacional existente. Por exemplo, o conselho poderia formar um comitê de sustentabilidade, ou outro órgão com o respectivo foco. Para medir e orientar o progresso, os processos e sistemas de métricas existentes podem ser usados ou novos precisam ser estabelecidos. Os esforços para alcançar as metas de sustentabilidade devem ser evidentes dentro da organização e traduzidos em metas de desempenho e sistemas de incentivo para executivos (seniores). Você também pode aproveitar sua cultura corporativa e implementar a sustentabilidade em sua estrutura para funcionários, processos, riscos e tecnologias.

Transparência dentro projeto de sustentabilidade PWC

Você precisa ser capaz de demonstrar a credibilidade de sua agenda de sustentabilidade e seu progresso com dados confiáveis, consistentes e significativos. Investidores e outros grupos de stakeholders estão cada vez mais pedindo às empresas que forneçam esses dados, e estão avaliando esses dados com um olhar cada vez mais crítico.

Os indicadores não financeiros certos precisam ser selecionados para servir de base para avaliação regular. Mas também para direção e relatórios eficazes sobre a agenda de sustentabilidade, e a qualidade dos dados por trás desses indicadores precisa ser melhorada por meio de controles internos e processos padronizados, e integrada aos dashboards. Esses elementos formam a base para uma comunicação consistente bem como confiável e autêntica com as partes interessadas relevantes.

Esse artigo faz parte de uma série de 10 artigos que preparamos para você sobre a importância das novas métricas do capitalismo sustentável e para apresentar de maneira ampla a aplicabilidade de um projeto de sustentabilidade para nortear fatores de criação, focados nos aspectos ESG relacionados a aspectos Ambientais, Sociais bem como de Governança. Continue conosco para um maior aprofundamento!

SB Sustainable Business é voltado para grandes empresas interessadas em sua cadeia de valor certificadas em Práticas Sustentáveis ​​com os critérios ESG. De forma 100% digital, seu fornecedor percorre uma trajetória de transformação dentro de uma plataforma disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, e em tempo real, consultores especializados conduzem a transformação. Ao final do dia, os requisitos necessários para o controle dos índices Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) de seus fornecedores são auditados pela Certificadora Internacional de QMS, finalizando assim o processo de obtenção do Selo SB ESG.

Whatsapp |  E-mail: hello@sbsustainablebusiness.com |  Telefone +55 11 99695-4142

Sustainable Management Package 

  Details

  Features

Sustainable Business Consulting 

 Details

  Benefits

  Features

SB Consulting for ESG Investing 

 Details

To be launched in Oct 2020

 Investment 

SB Seal