Dentre os aspectos fundamentais na governança empresarial estão o meio ambiente e a responsabilidade social. Além destes, um novo termo vem chamando atenção e sendo colocado em pauta por grandes empresas, este é a “Natureza positiva”.  

Natureza positiva se faz quando a natureza é restaurada em vez de degradada, assim como as metas net zero para emissões, definir ambições “positivas para a natureza” se tornará estratégico no futuro imediato. Cabe aos líderes, como você, serem pioneiros e desenvolverem esse conceito dentro e fora de sua organização. A natureza positiva sugere que as empresas precisarão integrar a natureza à estratégia, incorporar mais processos de gerenciamento de risco e supervisão, e desenvolver uma abordagem abrangente para divulgação e comunicação de ações de preservação e restauração.

As companhias têm um papel fundamental a desempenhar na preservação planetária. Estas devem ir além dos resultados financeiros, e promover um futuro positivo para o meio ambiente e o planeta. A ação contra as mudanças climáticas e o desmatamento, por exemplo, são componentes fundamentais na boa governança. O investimento em sustentabilidade é urgente para todos os negócios. 

  • Como sua empresa pode atuar?

Para acelerar a recuperação, as empresas devem investir em atividades que protejam, em vez de destruir, a natureza. Como, por exemplo:

Evite e reduza o impacto do negócio na natureza, aplicando práticas regenerativas e melhorando a eficiência dos recursos, como a redução do uso de água, de energia e de materiais. Isso inclui reduzir a poluição, reduzir o uso de produtos químicos perigosos, reduzir resíduos, melhorar a sustentabilidade do ciclo de vida de um produto e definir políticas de não desmatamento. Todas essas ações podem ser feitas diretamente, na esfera operacional do negócio, quanto indiretamente, por meio de ações sustentáveis na cadeia de valor.

Além disso, se pode investir em programas de restauração e regeneração visando desenvolver soluções baseadas na natureza. Isso inclui investimento em infraestrutura natural, como pântanos construídos para tratamento de água, conservação e melhoria de áreas florestais, para prevenção de enchentes, e restauração de ecossistemas de mangue, para estabilidade costeira. Isso deve ser feito com o envolvimento adequado das comunidades locais e povos indígenas, usando uma abordagem sensível ao contexto, para proteger seus direitos e otimizar os impactos positivos.

  • Como sua diretoria pode agir?

Supervisione e aproprie-se de um processo estruturado para posicionar estrategicamente sua empresa para atender às metas relacionadas à natureza:

  • Reflita sobre a importância da natureza para o negócio;
  • Faça um balanço das iniciativas e avaliações existentes em toda a sua cadeia de valor;
  • Localize a interface da sua organização com a natureza e identifique a exposição a riscos, impactos e oportunidades relacionados à natureza;
  • Desenvolva um plano de como você avaliará e lidará com riscos e oportunidades;
  • Engajar-se com seus stakeholders.

Para que essas ideias sejam efetivamente implementadas, é necessário que haja uma cultura de responsabilidade social enraizada na empresa, bem como o comprometimento da alta administração em fornecer recursos e apoio para essas iniciativas.